| Ministra pede investigação de morte de onças decapitadas supostamente em MTmp4.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Vinícius Antônio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, pediu a investiguação da decapitação de onças-pintadas.
Marina encaminhou ofício solicitando apuração criminal para identificar e responsabilizar os caçadores que mataram dois animais supostamente no Pantanal mato-grossense.
Um vídeo exibindo as cabeças decepadas ao lado de um filhote sob tortura circula há cerca de uma semana nas redes sociais.
Segundo a ministra, o objetivo do encaminhamento do ofício ao Ministério da Justiça é realizar perícia no material para a busca de autoria e materialidade.
A Delegacia Especializada de Meio Ambiente de Cuiabá investiga a origem do vídeo para saber se o crime contra as onças-pintadas decapitadas foi feito em Mato Grosso. O Ibama também está investigando a ação criminosa dos caçadores.
O vídeo de 11 segundos gerou grande revolta nacional nas redes sociais. Não há data específica do crime, assim como o local exato. No entanto, a suspeita é de que tenha ocorrido na região do Pantanal mato-grossense.
A pena pelo crime pode ser de 2 anos de prisão e a pessoa pode responder administrativamente, com aplicação de multa que pode ir de R$ 1.000 a R$ 5.000 por animal.