Ministério Público pede a prorrogação da intervenção na Secretaria de Saúde de Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por Jurandir Antônio - Yaponira Cavalcanti.

Texto do áudio:

O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, pediu a prorrogação do período de intervenção do Governo do Estado na Secretaria de Saúde de Cuiabá.

Em documento encaminhado ao Tribunal de Justiça, o Ministério Público argumenta que o prazo inicial de 90 dias para a intervenção na saúde municipal é "absolutamente insuficiente" para adotar as medidas essenciais para garantir o direito à saúde da população.

A intervenção foi decretada pela Justiça no início de março e com prazo de 90 dias para executar os trabalhos.

O pedido do MP foi embasado pela própria equipe de intervenção, que listou problemas, soluções e prazo para execução das ações.

Algumas das ações previstas têm prazo de execução longo, como a confecção da lei orçamentária anual, regularização de contratos, redução de dívidas e manutenção da estrutura de algumas unidades de saúde. 

Na solicitação, o Procurador-Geral de Justiça explicou ao desembargador Orlando Perri, que a prorrogação do período de intervenção por mais três meses é necessária para garantir a execução das metas essenciais traçadas pelo gabinete de intervenção.

Por outro lado, o governador Mauro Mendes também defendeu, nesta segunda-feira, a prorrogação da intervenção na saúde de Cuiabá. Ele elogiou o trabalho que vem sendo feito pela equipe interventora.