Ministério Público divulga dados alarmantes sobre violência sexual contra meninas de sete a 14 anos em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Um levantamento da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente, aponta que em Mato Grosso, no ano passado, a cada cinco meninas com idade entre sete e 14 anos, três sofreram algum tipo de abuso sexual, que incluem passar a mão nas partes íntimas, forçar beijo e até o estupro.

Para o coordenador da Procuradoria, Paulo Prado, os dados são alarmantes e retratam a realidade do estado, especialmente nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano e regiões de garimpo.

“São dados que assustam. Regiões com baixo desenvolvimento econômico e de garimpo tem altos índices de prostituição e exploração infantil, porque é onde esses aproveitadores conseguem atuar”, explica o procurador.

Entre as medidas que podem ser tomadas para reduzir esses índices, Prado afirma que é preciso conversar e orientar os menores. “A gente tem que orientar as crianças. Porque muita menina está sendo abusada e não sabe, porque é um tio, pai, e pela relação de confiança e ingenuidade não entendem como abuso”, alertou.

Ele enfatiza que a prevenção é a melhor arma contra esse tipo de crime, não só nas famílias, mas também na escola, pois a maior parte dos abusos acontece dentro de casa. “A orientação sexual tem que existir como forma de prevenção”, reforça Prado.

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.