Ministério Público de Mato Grosso toma medidas para alcançar a certificação Lixo Zero

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

De acordo com o Instituto Lixo Zero, Mato Grosso se destacou no cenário nacional com a implementação da metodologia de gestão eficiente de resíduos sólidos em 2024.

Diversas instituições públicas e privadas, empresas, indústrias e escolas implantaram ou iniciaram o processo de gestão no ano passado, recebendo certificações e selos que reconhecem seus esforços.

Em busca da certificação Lixo Zero, o Ministério Público do Estado começou a jornada em três unidades: Procuradoria-Geral de Justiça, Sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá e Sede das Promotorias de Justiça de Várzea Grande.

O objetivo da iniciativa é conscientizar os integrantes da instituição para adoção de atitudes sustentáveis dentro e fora do ambiente de trabalho.

Segundo a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão e presidente da Comissão de Gestão Socioambiental do MP, Anne Karine Hugueney, afirmou que a meta é ser o primeiro Ministério Público do país com o certificado.

A Certificação Lixo Zero traz diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Entre eles, podemos destacar: aumento da consciência ambiental, diminuição da quantidade de material utilizado, redução nos custos das cidades com menor produção de lixo, impacto direto na economia da reciclagem, envolvendo catadores e empreendedores e a diminuição do impacto social causado pelo lixo nas cidades.

Sapicuá Rádio News, da redação Ana Rosa Lima