Ministério do Meio Ambiente vai destinar dinheiro de multas aplicadas pelo Ibama para o projeto de revitalização do Rio Araguaia.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
O Ministério de Desenvolvimento Regional vai investir dois milhões e 800 mil reais para elaboração do projeto executivo detalhado das áreas prioritárias que serão recuperadas e revitalizadas em Mato Grosso e Goiás.
O dinheiro será utilizado na primeira etapa das ações do programa ‘Juntos pelo Araguaia’, que revitalizará as cabeceiras do Rio Araguaia nos dois estados.
Com o projeto executivo em mãos, os Estados terão os subsídios técnicos necessários para buscar recursos junto a fundos nacionais e internacionais.
Já o Ministério do Meio Ambiente se comprometeu em priorizar a destinação de recursos da conversão de multas ambientais do Ibama, até o montante de 100 milhões de reais, para o projeto de revitalização do Rio Araguaia.
O programa prevê a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradadas em 27 municípios da região do rio Araguaia, sendo cinco mil em cada um dos Estados.
Entre as ações previstas pelo projeto estão a reposição florestal, plantio de mudas nas margens da área e conservação do solo de áreas degradadas nas cabeceiras e zonas de recarga do rio.
Na primeira etapa, o objetivo é recompor as florestas protetoras de áreas de preservação permanente e manejar pastagens e atividades agropecuárias com tecnologias de agricultura de baixo carbono, bem como implantar sistemas agroflorestais nas zonas de recarga de aquíferos, nas cabeceiras e nos afluentes que formam o Rio Araguaia.
O projeto ‘Juntos pelo Araguaia’ vai beneficiar os municípios mato-grossenses de Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Tesouro, General Carneiro e Barra do Garças.
O Rio Araguaia corta quatro estados em um percurso de dois mil e 100 quilômetros.