Ministério da Saúde desiste de extinguir Secretaria de Saúde Indígena; lideranças de Colíder comemoram

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Um grupo de indígenas esteve na Prefeitura de Colíder, para participar de uma reunião com os secretários de Planejamento, Fazenda e Administração, Vanderlei Borges, e de Saúde, Rafael Bosco.

O grupo pediu apoio do governo municipal contra a extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena, Sesai, anunciada este mês pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A líder Mayalu Txucarramãe diz que esta é uma semana de mobilização e resistência dos povos indígenas. 

“Nós viemos pedir o apoio do prefeito contra a extinção da Sesai e contra a municipalização da saúde indígena. Não concordamos, porque nós precisamos de um atendimento diferenciado, conforme prevê a política nacional de saúde indígena”, destacou Mayalu.

Para o secretário Vanderlei Borges, o fim da Sesai trará prejuízos ao município e aos indígenas.

Já o secretário de Saúde entende que a medida do Ministério da Saúde necessita ser esclarecida aos municípios.

 “Somos contra a municipalização da saúde indígena. O assunto tem que ser debatido com todas as partes envolvidas na questão, para que a população indígena não sofra”, enfatiza Rafael Bosco.

Em nota, o Ministério da Saúde afirma que não há nenhuma medida provisória que responsabilize os municípios pelos serviços de saúde dos indígenas ou que modifique as políticas indigenistas vigentes.

Diz ainda que eventuais mudanças de ações de vigilância e assistência à saúde aos povos indígenas ainda estão sendo discutidas.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.