| Metamat e ANM vão legalizar três garimpos no extremo norte de Mato Grosso.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Metamat, Companhia Mato-grossense de Mineração, realizou uma expedição a três reservas garimpeiras fechadas na região Norte do Estado.
Em parceria com a Agência Nacional de Mineração, a ação tem o objetivo de mapear os locais e formalizar a extração mineral na região de Alta Floresta.
De acordo com o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, o trabalho técnico da empresa estatal auxiliará a região.
Juliano disse que com a formalização do trabalho de extração mineral por meio de cooperativas e também a ajuda técnica poderá ser gerado trabalho para mais de mil famílias que efetivamente estão no local.
O secretário nacional de Resolução de Conflitos da ANM, Caio Mario Trivelatto Seabra Filho, explica que será aberto um processo para mapeamento, estudos e análises.
Após este trabalho, os garimpeiros organizados poderão requerer a extração com assistência técnica da Metamat e todas as licenças ambientais solicitadas para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Vargas acredita que desta forma, haverá condições para que os garimpeiros trabalharem, saindo da ilegalidade e promovendo a região de forma muito eficaz.