Mesmo com pandemia, exportações de Mato Grosso aumentam no primeiro semestre deste ano

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio

Mato Grosso subiu uma posição no ranking nacional e se tornou o quarto maior exportador do Brasil, com crescimento de 6,6% no primeiro semestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2019.

 

Enquanto isso, a tendência nacional foi de redução de 7,3%.

 

Os dados são do Centro Internacional de Negócios da Fiemt, Federação das Indústrias de Mato Grosso, e foram divulgados nesta quinta-feira.

 

De acordo com o levantamento, um dos setores da indústria que mais cresceu foi o de carne bovina, que neste primeiro semestre teve alta de 40%.

 

O estado representa 58% das exportações do Centro-Oeste, o equivalente a nove bilhões e 600 milhões de dólares, segundo a publicação.

 

Os números fazem referência ao primeiro semestre deste ano.

 

De acordo com o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, esses recursos que vem de fora do país são muito importantes para a movimentação da economia, sobretudo neste momento de pandemia, já que promovem a geração de emprego e impulsionam a compra de insumos para o agronegócio e agroindústria.

 

Os dados divulgados pela Fiemt mostram que apenas 23% da receita gerada pelas exportações vem de produtos industrializados, enquanto que 77% são provenientes da agropecuária.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.