| 06 Mato Grosso registrou quase quatro mil acidentes com animais peçonhentos. SES alerta população.mp3 |
Foto da manchete: SES MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio
A Secretaria de Estado de Saúde emitiu alerta à população sobre os cuidados necessários em casos de picadas por animais peçonhentos.
Em 2025 foram registrados três mil 860 acidentes desse tipo em Mato Grosso.
Os acidentes envolvendo escorpiões lideraram as ocorrências, com mil 930 registros, o equivalente a 50% do total.
Na sequência, aparecem os casos com serpentes, que somaram mil e 66 ocorrências, representando 27,6% dos casos, seguidos por aranhas, com 299 registros, outros animais peçonhentos, com 298 casos, e abelhas, responsáveis por 217 acidentes.
A maior parte das vítimas era do sexo masculino, com 57%, e os casos se concentraram principalmente em áreas urbanas, que responderam por 54% das ocorrências.
Até o momento, foram confirmadas, no ano passado, 10 mortes, sendo nove decorrentes de acidentes com serpentes e um com abelhas.
Outros dois óbitos permanecem em investigação.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, no ano passado, a Secretaria de Saúde intensificou o treinamento das equipes em 53 municípios de saúde para garantir uma atuação mais eficaz na prevenção a acidentes por animais peçonhentos.
A Superintendente lembra que a população deve manter quintais e jardins limpos, sacudir roupas e calçados antes de usar, vedar frestas, ralos e buracos em casa, afastar camas e berços das paredes, usar telas de proteção em ralos e janelas, entre outros cuidados.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima