| Mesmo com casos de covid em algumas escolas, Seduc não vai suspender aulas.mp3 |
Foto da manchete: Hugo Dias | HiperNotícias
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Segundo o Sintep, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, pelo menos 11 escolas estaduais e unidades de ensino de Mato Grosso registraram casos de Covid-19 entre professores e alunos, e parte dessas unidades suspendeu as aulas presenciais.
Mesmo assim, o secretário de Estadual de Educação, Alan Porto, descartou voltar atrás na decisão de retomada das aulas por causa do surgimento de casos de covid-19 entre alunos e professores.
Porto contestou o Sintep e garante que os casos de covid atingiram somente duas escolas, e não 11 como afirma a entidade sindical.
“A gente está orientando e fortalecendo o nosso projeto de saúde e segurança. Nossas equipes têm percorrido os 15 polos do estado de Mato Grosso, reforçando o cumprimento dos protocolos e o plano de contingência de como uma escola vai proceder no caso de confirmar um professor ou um aluno com covid-19”, explicou o secretário.
Porto disse ainda que a Seduc continuará monitorando os casos e orientando a comunidade escolar a seguir os protocolos de biossegurança nos prédios.
“Nosso foco é recuperar a aprendizagem dos nossos estudantes. Nós fizemos uma avaliação diagnóstica. É uma tragédia educacional. Nós temos o quanto antes recuperar a aprendizagem”, ressaltou Alan Porto.
Já na capital, o Ministério Público Estadual ingressou com uma ação civil pública na Justiça requerendo, em pedido liminar, o retorno das atividades educacionais presenciais híbridas na rede pública de ensino de Cuiabá a partir do dia 16 de agosto.
A ação é assinada pelo promotor de Justiça Miguel Slhessarenko, da 8ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Coletiva da Educação.
Na medida, o promotor enfatiza o dever constitucional imposto ao poder público de conferir prioridade absoluta ao direito de crianças e adolescentes à educação.