Mendes reclama da dificuldade de encontrar profissionais da saúde para trabalhar na linha de frente no combate a covid

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antôniio

 

O governador Mauro Mendes afirmou, nesta quinta-feira, que o Estado está encontrando muita dificuldade para contratar equipes para trabalhar nos novos leitos de UTI, Unidades de Terapia Intensiva, que vão ser instalados nos municípios. 

"Nossa dificuldade é encontrar equipe, médicos e equipamentos de proteção individual. Esse não é um caso exclusivo nosso, o país inteiro está assim. Nós temos que reconhecer que esta doença é muito grave, cumprir o isolamento social", disse o governador.

Mendes disse ainda que as pessoas precisam procurar atendimento médico logo que sentir os primeiros sintomas do covid-19.

"Quem toma medicamento no início não vai parar na UTI. O que acontece é que muitos já chegam nas UTIs com o pulmão comprometido com mais de 80%", alertou Mauro Mendes. 

Contudo, o governador afirmou que também tem encontrado dificuldade para encontrar os medicamentos do "Kit Covid" e que os preços estão elevados, mas que o Estado está adquirindo para ajudar todos os municípios. 

 

Por outro lado, o Governo de Mato Grosso enviou um projeto de lei à Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, que visa conceder um adicional aos servidores da Saúde que atuam na linha de frente das unidades hospitalares que atendem casos de covid-19.

A proposta visa evitar a perda destes profissionais para as clínicas e hospitais privados. A compensação, assim que aprovada, só terá validade enquanto durar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia.

O governador afirmou que o sistema de saúde em Mato Grosso está com grande dificuldade de realizar contratações e que, por isso, é preciso “entrar nessa disputa de mercado para reter esses profissionais e mantê-los trabalhando nos hospitais públicos”.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.