Mendes pede que prefeitos respeitem democracia e não prometam benefícios em troca de votos para Bolsonaro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Secom-MT

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O governador Mauro Mendes voltou a defender que o segundo turno das eleições presidenciais ocorra com respeito à democracia e à legislação.

Ao reprovar a atitude de alguns prefeitos, em Mato Grosso, que têm realizado uma espécie de pressão nos eleitores, oferecendo benefícios para aqueles que optarem, nas urnas, em votar no atual presidente Jair Bolsonaro, no próximo dia 30 de outubro.

Mendes até chegou a apontar que o erro teria nascido de uma boa intenção dos gestores municipais, contudo, usando de expedientes que ferem frontalmente a legislação eleitoral.

Dois prefeitos de Mato Grosso foram obrigados pela Justiça Eleitoral a se retratarem publicamente, após oferecerem benefícios à eleitores para votarem em Bolsonaro.

O primeiro a se retratar foi Ari Lafin, prefeito de Sorriso. Lafin incentivou em programa na televisão que quem pudesse, oferecesse carona para quem fosse votar em Bolsonaro, mas não tivesse condução para chegar até seu local de votação.

O prefeito se retratou por meio de nota. Ele disse que não tinha a intenção de favorecer nenhum candidato, mas sim incentivar a não abstenção de votos.

Carlos Alberto Capeletti, prefeito de Tapurah, prometeu em vídeo nas redes sociais, sorteio um carro zero quilômetro aos moradores, se a cidade fosse a líder, no estado, em votação à Bolsonaro.

Capeletti teve que se retratar, publicamente, já que a conduta do prefeito de Tapurah configurou propaganda irregular, com base no artigo 243 do Código Eleitoral.

Desta forma, em uma nova gravação, lendo um texto, o prefeito afirmou que o sorteio teria sido cancelado.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.