| Mendes nomeia procurador do Estado como interventor na Secretaria de Saúde de Cuiabá_0.mp3 |
Foto: Divulgação
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O governador Mauro Mendes nomeou o procurador do Estado Hugo Felipe Lima para assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá durante o período de intervenção determinado pela Justiça.
A intervenção do Estado na saúde da capital atende ao pedido do Ministério Público de Mato Grosso diante de inúmeras irregularidades encontradas na Saúde do município, que vão desde a falta de realização de concurso, falta de médicos especialistas, contratos com dispensa de licitação, falta de remédios e insumos vencidos.
A secretaria sofreu 11 operações policiais em um período de sete anos da administração do prefeito Emanuel Pinheiro. Além disso, três secretários de saúde foram afastados e dois presos.
A decisão que determinou a intervenção foi do desembargador Orlando de Almeida Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, e foi tomada na última quarta-feira.
Segundo a decisão, a intervenção vai até o dia 26 de junho de 2023 e tem a finalidade de reorganizar a administração e atender as decisões judiciais que não foram cumpridas pela atual gestão, além de disponibilizar exames e medicamentos.
O interventor tem autonomia para adotar medidas na Secretaria de Saúde da capital e da Empresa Cuiabana para reorganizar o sistema. O interventor e sua equipe têm 15 dias para apresentar um plano de ação.
Já o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lamentou a decisão da justiça, lembrando que Cuiabá é responsável por mais de 80% dos atendimentos de alta complexidade do Estado de Mato Grosso, a maioria realizados no Hospital Municipal.
Pinheiro disse ainda que a rede assistencial de saúde de Cuiabá está sobrecarregada devido ao grande volume de pacientes de municípios do interior.
“A grande verdade é que carregamos a saúde de Mato Grosso nas costas”, justificou Emanuel Pinheiro.