Mendes e Baracat lançam programa de inclusão de presos no mercado de trabalho

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: Assessoria

Por: Jurandir Antônio/ Voz: Yaponira Cavalcanti

O governador Mauro Mendes e o prefeito Kalil Baracat, do MDB, participaram do lançamento do programa de Intermediação de Mão de Obra Remunerada de Recuperandos no município de Várzea Grande.

No mesmo dia também foi feita a inauguração do Sistema de Tratamento de Gases Industriais e as Startups do Digestor Contínuo 2400.

O evento aconteceu nesta quarta-feira, na estrada do Pirizal, na Gleba Formigueiro, em Várzea Grande.

Dar oportunidade de trabalho aos presos e egressos do sistema penal é uma das etapas mais importantes para a ressocialização e diminuir a criminalidade.

Mato Grosso, que é um dos estados que mais investe neste tipo de iniciativa, fechou 2021 com mais de 800 detentos contratados nesse regime.

A contratação e seleção dos reeducandos do Sistema Penitenciário de Nossa Senhora do Livramento aptos para o mercado de trabalho é feita pela Fundação Nova Chance.

Do salário recebido, 50% é depositado na conta do detento para construir a vida após cumprir a pena e os outros 50% é encaminhado para a família do preso.

Este programa tem o objetivo de capacitar profissionalmente os recuperados, além de incluí-los socialmente.

Durante o evento o governador Mauro Mendes destacou a importância desse projeto que vai trazer uma nova oportunidade de ressocialização para que estes homens retornem à sociedade.

Neste projeto os recuperandos têm a oportunidade de aprender a manusear matérias primas para a fabricação de sabão e ração animal, além de desenvolverem atividades como operar máquinas sofisticadas com as novas tecnologias.