| Mauro Mendes critica prefeito de Cuiabá por reabrir shoppings, restaurantes e bares em pleno crescimento dos casos de Covid-19.mp3 |
Vinícius Antônio
O governador Mauro Mendes criticou a reabertura dos shoppings, restaurantes e bares de Cuiabá, que ocorrem durante o crescimento do número de infectados pelo novo coronavírus.
Os estabelecimentos vão voltar a atender a partir desta quarta-feira, por decreto do prefeito Emanuel Pinheiro.
De acordo com Mendes, a Prefeitura errou ao restringir a circulação de pessoas logo no início da pandemia e, após aproximadamente 90 dias de fechamento quase que completo das atividades econômicas, se vê em uma forte crise e reabre os comércios quando a doença ganha força.
Dados apresentados por Mendes apontam uma queda brusca na arrecadação do Estado.
No mês de abril foram 140 milhões de reais a menos no recolhimento de impostos, e a previsão para o mês de maio é de queda na ordem de 200 milhões. Nesse sentido, o governador critica as restrições de isolamento social e o fechamento dos comércios que teriam sido feitos antes da hora.
Emanuel anunciou que irá retomar, a partir de três de junho, a abertura gradativa das atividades comerciais, que incluem os shopping centers, bares, restaurantes e similares. Os locais poderão operar com 30% da sua capacidade até 30 de junho.
Os comércios varejistas, prestadores de serviço e as indústrias já haviam recebido autorização para voltar ao funcionamento em 27 de abril, 4 de maio e 11 de maio, respectivamente.
De acordo com Emanuel, a capital apresenta números lineares de infectados, o que permitiria a retomada das atividades econômicas.