Mendes, Caiado e Bolsonaro lançam o projeto “Juntos pelo Araguaia” que vai beneficiar 27 municípios da região.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
Numa cerimônia que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e dos governadores de Mato Grosso, Mauro Mendes, e de Goiás, Ronaldo Caiado, foi lançado o projeto “Juntos pelo Araguaia”, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste cinco de junho.
Durante o evento, realizado na Praia do Quarto Crescente, no município goiano de Aragarças, foi assinado um protocolo de intenções entre o Governo Federal e os governos de Mato Grosso e Goiás.
Também foi firmado um acordo de cooperação técnica entre as Secretarias de Meio Ambiente dos Estados de Goiás e Mato Grosso e os Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional para a execução do programa.
Em seu discurso, o governador Mauro Mendes ressaltou a importância do programa para conservar a região do Araguaia para as próximas gerações.
“O rio Araguaia une esses dois estados e está no coração do Brasil. Vamos dar o exemplo de que é possível produzir e conservar com consciência social. Nós vamos preservar nossas riquezas naturais e construir uma nação rica, capaz de promover o nosso crescimento, por nós e por nossos filhos”, disse Mendes.
Já o presidente Jair Bolsonaro destacou que a assinatura do programa mostra que o Brasil está sim preocupado com a questão ambiental e vai trabalhar para associar preservação e desenvolvimento econômico.
“Esse momento da revitalização da bacia Araguaia e de outras é o maior exemplo que podemos dar para o mundo que somos sim preocupados com o meio ambiente. Porém, nossa primeira missão é não atrapalhar quem quer produzir”, disse o presidente.
Segundo Bolsonaro, as ações do atual governo são em prol do interesse popular e que é possível mudar o destino do país.
O programa prevê a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradadas em 27 municípios da região do rio Araguaia, sendo cinco mil em cada um dos Estados, Mato Grosso e Goiás.
Entre as ações previstas pelo projeto estão a reposição florestal, plantio de mudas nas margens da área e conservação do solo de áreas degradadas em toda a região do rio.
Na oportunidade, os deputados estaduais Sílvio Fávero e Delegado Claudinei, ambos do PSL, entregaram o título de Cidadão Mato-grossense ao presidente da República Jair Bolsonaro.
A concessão da honraria foi feita de improviso, porque a Assembleia Legislativa não realizou uma sessão solene para homenagear Bolsonaro por falta de tempo na agenda presidencial e por não conseguir cumprir as exigências do Palácio do Planalto no quesito segurança.