Medidas de prevenção e combate ao fogo salvaram milhares de animais no Pantanal.mp3 |
Foto da manchete: reprodução (imagem ilustrativa)
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Governo de Mato Grosso está investindo 43 milhões de reais na prevenção e combate aos incêndios florestais este ano.
E o resultado é uma redução em 93% dos focos de calor no Pantanal, entre janeiro e setembro.
As medidas de prevenção e combate ao fogo também reduziram os impactos sobre os animais do Pantanal, cujo cenário encontrado pelas equipes em campo é muito diferente em relação ao ano passado.
Uma equipe de técnicos especializados da Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, monitora e encaminha para tratamento os animais silvestres vítimas da seca ou de incêndios florestais, na região do Pantanal, em Poconé.
Mas com as condições mais favoráveis, na maioria dos casos, especialistas tem optado por monitorar os animais, ao invés de retirá-los da natureza, evitando o estresse que é a consequência da captura.
A Sema esclarece que, por lei, o controle e gestão dos animais são de responsabilidade do Ibama.
O órgão estadual apoia as ações e orienta que ONGs devem se credenciar para obter autorização junto ao órgão federal e atuar em conjunto com o poder público.
A distribuição de água aos animais em pontos mais atingidos pela seca está sendo feita por dois caminhões-pipa alugados pela Defesa Civil, em parceria com Sema, Fundação Ecotrópica, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Poconé.
A definição dos pontos e do início da distribuição de água foi feita em conjunto com o Ibama.
Estão em campo para auxiliar no resgate, captura, atendimento, transporte e remanejamento de animais, duas unidades móveis de pronto atendimento, com equipamentos de contenção, rifle e dardos com tranquilizante veterinário, e outros utensílios que possibilitam o manejo de animais de pequeno, médio e grande porte, de qualquer complexidade.
As duas unidades são utilizadas pela Equipe Especializada da Sema, que possui um veterinário, e em parceria com outros veterinários das ONGs credenciadas junto ao Governo Federal.