| Medidas de prevenção a Covid-19 são adotadas na cadeia da Mata Grande em Rondonópolis.mp3 |
Vinícius Antônio
Desde o início da pandemia do Coronavírus em Mato Grosso, a Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis, realiza ações e adota medidas de proteção para os servidores e reeducandos contra a propagação da Covid-19.
Entre as medidas estão a distribuição de máscaras, luvas e álcool gel, além da instalação de três novas pias nos corredores da penitenciária para que os servidores possam lavar as mãos constantemente.
Os recursos para os Equipamentos de Proteção Individual adquiridos, são da Associação dos Servidores Penitenciários.
A unidade também vem distribuindo semanalmente kits de limpeza e máscaras para os reeducandos, para que sejam utilizadas nas alas, além de serem retirados diariamente para o banho de sol.
De acordo com o Decreto Governamental e Portaria da SESP, todos os servidores pertencentes ao grupo de risco foram afastados mediante atestado médico ou férias e licença prêmio.
Foi encaminhado para 4ª Vara de Execuções Penais uma relação com todos os recuperandos pertencentes ao grupo de risco.
Os reeducandos que adentram a unidade estão sendo avaliados diariamente pela equipe de saúde.
Foi realizada a reforma de 22 celas, sendo a ala responsável por receber os recuperandos encaminhados de delegacias e outras unidades. Eles são alocados na ala e permanecem isolados por 14 dias, onde só após o período de quarentena, caso não apresentem sintomas como febre ou tosse, são realocados nas alas do anexo.