Médico alerta para agravamento de doenças associados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas

Áudio

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O consumo excessivo de álcool pode gerar lesões gástricas graves e até mesmo levar à morte.

 

O alerta é do médico gastroenterologista, Roberto Barreto, credenciado ao MT Saúde pela Clínica Vida.

 

Uma das enfermidades atreladas ao álcool é a gastrite. De acordo com o especialista, que é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia em Mato Grosso, a doença é uma inflamação na mucosa do estômago que causa desconforto, dor e dificuldades para se alimentar.

 

Nesse caso, vale destacar que mesmo a ingestão de pequenas quantidades de álcool pode causar irritações na mucosa gástrica, pois ele aumenta a acidez do estômago. Porém, o uso contínuo da bebida agrava o quadro e pode trazer outras complicações.

  

“O paciente pode ficar com dores constantes na parte superior do abdômen e apresentar sintomas como inchaço, náuseas, vômito ou diarreia”, explica.

   

Já a pancreatite é mais comum após anos de uso contínuo de álcool. Entre cinco ou 10 anos, o paciente pode desenvolver a forma crônica da doença.

 

“O problema começa com quadros agudos de inflamação no órgão, que causam dores abdominais intensas. Entretanto, a recorrência faz com que o problema evolua para a pancreatite crônica, com o mau funcionamento irreversível do pâncreas, evoluindo o caso para a morte do paciente”.

 

A frequente ingestão de álcool é um fator de risco para o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. De acordo com os estudos mais atuais, o problema é mais comum nos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, mamas, estômago, cólon, reto, laringe e fígado.

 

Existem casos em que, com o tempo, o alcoólatra deixa de fazer as refeições corretamente, por redução da fome. Esse quadro é chamado de anorexia alcoólica e é um distúrbio alimentar que pode resultar em outros problemas ao paciente, como a desnutrição.

 

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.