| Médica alerta para tratamento do Câncer de Próstata e atenção à promessa milagrosa de cura.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Vinícius Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Segundo dados do Inca, Instituto Nacional de Câncer, cerca de mil e 30 casos de câncer de próstata devem ser totalizados em Mato Grosso.
O número vai ser alcançado a partir da soma dos registros de 2020 a 2022.
A doença é uma das que mais afeta o público masculino no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
O problema é que o exame que detecta precocemente o câncer de próstata ainda é um grande tabu para os homens.
Laís Cristhine Santos, médica oncologista da clínica da Oncolog, afirma que o diagnóstico precoce é a melhor forma de conseguir combater o problema e obter maiores chances de cura.
Vale lembrar, que mesmo com a ausência de sintomas, a idade recomendada para procurar iniciar o acompanhamento médico preventivo é normalmente aos 50 anos e 45 anos para aqueles com histórico familiar ou sintomas.
Segundo a doutora Laís, o câncer de próstata é uma doença de evolução silenciosa na fase inicial.
Ela explica que, por isso é tão importante o diagnóstico precoce, sendo crucial também ficar atento aos sintomas como irregularidade urinária.
Em casos avançados, ainda de acordo com Laís Santos, esse tipo de câncer pode provocar sangue na urina, sensação de cansaço, tontura, insuficiência renal, infecção generalizada, dores nas costas e nas pélvis.
Os exames que rastreiam o câncer de próstata são a dosagem do PSA e o toque retal.
O ideal é que ambos sejam realizados, já que a combinação dos métodos aumenta as chances de um diagnóstico precoce.
Já o tratamento é feito conforme o estado clínico do paciente e estágio da doença, podendo variar entre bloqueio hormonal, quimioterapia, cirurgia e radioterapia.
No caso de dúvidas sobre conteúdos duvidosos na internet ligados a remédios milagrosos, chás e alimentos que podem prevenir ou até mesmo levar à cura do câncer, um médico deve ser procurado para possível orientação antes de fazer qualquer uso sem prescrição médica.