MEC anuncia a implantação de Escolas Cívico-Militares em Cuiabá no ano que vem

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio

O Ministério da Educação anunciou, nesta quinta-feira, onde serão implantadas as 54 escolas públicas selecionadas para o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em 2020.

Destas, 38 são escolas estaduais e 16 municipais, localizadas em 23 estados e no Distrito Federal.

De acordo com o MEC, cerca de mil militares, tanto da reserva como da ativa, vão participar do projeto-piloto, atuando na gestão educacional das instituições.

Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a escolha das escolas levou em conta a localidade, a partir de “uma equação com variáveis com base em critério absolutamente técnico”.

“São as primeiras 54 escolas cívico-militares. Começam a funcionar já na volta às aulas. É um modelo que a gente acredita que vai ter amplo sucesso no Brasil. Nossa meta é ambiciosa e vamos ajustar esse método”, disse o ministro.

Os critérios foram detalhados pelo secretário de Educação Básica do MEC, Jânio Carlos Macedo. Segundo ele, foram priorizadas escolas em capitais e regiões metropolitanas em função do acesso a um número maior de estudantes.

“É fundamental que qualquer modelo educacional possa trazer a possibilidade de atender a maior quantidade possível de estudantes para reduzir cada vez mais a distorção que existe entre regiões. Quando você faz a escolha por um município que tem uma grande população, obviamente você pode beneficiar uma quantidade maior de alunos”, disse o secretário.

Entre as escolas escolhidas, 10 estão localizadas na região Centro-Oeste, sendo duas delas na capital de Mato Grosso, Cuiabá.

Cada escola vai receber um milhão de reais do governo, o que totaliza 54 milhões em recursos.

A questão da disciplina foi destacada pelo subsecretário de Fomento às Escolas Cívico-Militares, coronel Aroldo Ribeiro Cursino.

Segundo ele, a disciplina será uma ferramenta, mas não será a essência principal, e sim um meio. O principal objetivo é o aluno e a gestão, para que possamos formar de maneira integral esses jovens, disse o subsecretário.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.