| Mauro Mendes foi eleito presidente do Consórcio de Desenvolvimento do Brasil Central composto por sete estados.mp3 | 
Jurandir Antonio
O governador Mauro Mendes foi eleito, por unanimidade, presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, para o mandato de 2020.
Mendes vai suceder o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que é o atual presidente, até 31 de dezembro.
"Vamos dar continuidade aos trabalhos do atual presidente e também otimizar cada vez mais o compartilhamento de experiências positivas e investir nos programas já existentes, como de compras conjuntas, pois acredito muito que comprar em escala, baixa o custo e contribui para uma aplicação melhor do recurso público", destacou o governador mato-grossense.
Mauro Mendes ressaltou ainda que os governadores que compõem o consórcio, além de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Tocantins, Distrito Federal e Rondônia têm "como objetivo a partir dos problemas em comum, construir soluções conjuntas que possam trazer vantagens aos governos, gerando economicidade aos cofres públicos".
A eleição foi em São Luís, no Maranhão, onde acontece a última reunião dos governadores do Brasil Central em 2019.
Ainda no Maranhão, os governadores aproveitaram para conhecer a infraestrutura do Porto de Itaqui, que integra os modais ferroviário, marítimo e rodoviário.
O Porto faz parte do eixo de influência do consórcio pelas características dos estados que o compõem, já que são exportação de commodities agrícolas.
Muitas empresas de Mato Grosso já utilizam o Porto do Itaqui como alternativa para a exportação e importação de produtos.
A saída pelo corredor centro-norte encurta os caminhos entre os produtores e o mercado consumidor da Europa e dos países da Ásia.