| Mauro Mendes e representantes do TCEMT acompanham retomada das cirurgias eletivas em Cuiabá.mp3 |
Foto: Mayke Toscano/Governo de MT
Por Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Comissão Especial do TCE, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, que auxilia a intervenção na Secretaria de Saúde de Cuiabá acompanhou a retomada das cirurgias eletivas no antigo Pronto Socorro da capital, na manhã desta segunda-feira.
O grupo, criado pelo presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli, definiu em março que os procedimentos que aguardam em filas de espera voltassem a ser realizados pelo município neste dia 10 de abril.
Segundo o coordenador da Comissão, conselheiro Sérgio Ricardo, desde as primeiras reuniões, o TCE cobrou a necessidade urgente do reinício das cirurgias para acabar com as filas, já que a situação é gravíssima.
O conselheiro ressaltou que a retomada das cirurgias era um anseio de toda população mato-grossense.
Sergio Ricardo lembrou que “ninguém queria a intervenção, mas se ela foi feita, se está posta, tem que funcionar, garantindo atendimento a quem precisa.
Durante a visita técnica, o governador Mauro Mendes adiantou que a expectativa é de que, em breve, sejam realizadas 200 cirurgias por semana na unidade.
Já a interventora, Danielle Carmona Bertucini, afirmou que a previsão é de que nos próximos 12 dias 292 pacientes sejam operados.
Danielle lembrou que são aproximadamente 110 mil pessoas aguardando cirurgias eletivas, entre elas um grande número de operações de laqueadura, hérnia e vesícula.