Mauro Mendes diz que responsabilidade de aplicar vacinas é do município e que prefeituras não estão atualizando os dados

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O governador Mauro Mendes disse que o Governo de Mato Grosso tem enviado para todas as regiões do estado, em no máximo 48 horas, as doses das vacinas contra a Covid-19.

De acordo com o Palácio Paiaguás, até o momento, Mato Grosso recebeu seiscentas e 18 mil setecentas e 60 doses de imunizantes do Ministério da Saúde.

As vacinas são entregues aos 14 escritórios regionais de Saúde do estado, que ficam disponíveis para retirada pelos 141 municípios.

Mendes salientou que é preciso deixar claro que quem aplica as vacinas são as prefeituras. Ele destacou “O Governo do Estado não aplica vacina, quem aplica são as secretarias municipais de Saúde”.

Mauro Mendes registrou que tem cobrado das prefeituras e colocado a Secretaria de Estado de Saúde à disposição dos municípios que estejam enfrentando alguma dificuldade na aplicação das doses.

Mauro pediu que a imprensa e os cidadãos também ajudem a cobrar das prefeituras.

“Porque alguns municípios ficam com mil, duas mil, 10 mil vacinas estocadas por três, quatro, cinco dias. Aí chega outro lote e ainda não acabou de aplicar o lote anterior”, criticou Mendes.

De acordo com o governador, é importante que além de aplicar, os municípios também informem a vacinação no sistema do Ministério da Saúde.

Ele conta que muitas prefeituras aplicam, mas não atualizam os ados no sistema. Isso prejudica o Estado porque o dado oficial vem do sistema do Ministério da Saúde, que é o mesmo para o Brasil inteiro.

“Eu já pedi aos prefeitos para reforçarmos isso e já nos colocamos à disposição para ajudar”, afirmou Mendes.

O chefe do Executivo Estadual ainda pontuou que o Ministério da Saúde distribui as vacinas aos estados de acordo com a faixa etária, e não pela quantidade da população.

Ele esclarece que estados com a população mais jovem, no caso de Mato Grosso, estão recebendo menos vacina do que estados que tem uma população mais idosa.

Mendes lembrou que o Governo do Estado já comprou um milhão e duzentas mil doses da vacina Sputnik V e tem cobrado celeridade para a aprovação do imunizante pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.