Mato Grosso vai criar ambulatório exclusivo para atendimento de pessoas trans

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Secom-MT

Por Vinícius Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso apresentou projeto de implementação do Ambulatório Estadual do Processo Transexualizador.

A proposta foi apresentada a representantes da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso. Conforme estimativa apresentada pela Defensoria, o atendimento vai ser prestado a cerca de 550 usuários.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o ambulatório deve entrar em funcionamento no prazo de até três meses.

Ele afirmou que o SUS precisa acolher a população trans e dar suporte, ofertar o tratamento adequado com a atenção e dignidade que todos merecem.

O Ambulatório Estadual será referência em atendimento para todo o estado e vai ofertar atendimento multidisciplinar.

A unidade vai contar com profissional clínico geral, endocrinologista, ginecologista, urologista, psiquiatra, psicólogo, enfermeiro e assistente social. 

Também vai ser vinculada ao ambulatório a Farmácia Estadual, para a retirada dos componentes prescritos pelos médicos, e uma referência hospitalar para as demandas cirúrgicas.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.