Mato Grosso tem quase três milhões e meio de habitantes e a terceira menor cidade do país, diz IBGE.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou nesta quarta-feira, a estimativa populacional dos estados e municípios brasileiros, tendo como referência o mês de julho de 2019.
Segundo o levantamento, na região Centro-Oeste, Goiás é o estado mais populoso, com sete milhões, seguido por Mato Grosso, com três milhões, 484 mil e 466 habitantes, o Distrito Federal, tem três milhões e Mato Grosso do Sul, com dois milhões e 700 mil habitantes.
Foi identificado que Mato Grosso possui a terceira menor cidade do país: Araguainha (MT), com 935 habitantes.
Cuiabá, ficou em vigésimo lugar entre as 27 capitais, em número de habitantes: com uma população de 612 mil 547 pessoas.
Em Cuiabá, a taxa de crescimento foi de 0,89%, ou seja, 0,10% a mais do que a média nacional.
A segunda cidade mais populosa de Mato Grosso, é Várzea Grande, que tem284 mil 971 habitantes. E Rondonópolis, a terceira, soma 232 mil 491. Em seguida, vem Sinop com 142,9 mil, e Tangará da Serra com 103,7 mil. Estes são os únicos municípios do Estado com mais de 100 mil habitantes.
A terceira menor cidade do Brasil, está em Mato Grosso, é Araguainha, que tem 935 habitantes. Perde para Saudade, em Minas Gerais, com 781 habitantes, e Borá, em São Paulo, com 837 habitantes.
Os dados populacionais do IBGE são importantíssimos, pois é a partir deles que são definidos os parâmetros utilizados pelo TCU, Tribunal de Contas da União, para calcular o Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.