| Mato Grosso tem 28 municípios que enfrentam problemas com a circulação e consumo de drogas.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Uma pesquisa divulgada esta semana, pela Confederação Nacional de Municípios revela que 31,91% dos pequenos municípios de Mato Grosso enfrentam problemas relacionados ao consumo e circulação de drogas.
Ao todo, o estudo considerou os dados repassados por 45 dos 141 municípios mato-grossenses, sendo principalmente cidades de pequeno e médio portes.
Considerando o alcance da questão, a situação de Mato Grosso chega a ser grave por conta do consumo e circulação de drogas.
Em Mato Grosso, 31,91% dos municípios pesquisados apontaram que o nível do problema é médio.
No Brasil como um todo, esses porcentuais são de 49,73%, médio, 36,24%, com alto, e 13,68%, baixo, respectivamente.
A situação, explica a Confederação de Municípios, é analisada e classificada pelos gestores na pesquisa com base em suas próprias percepções. Portanto, não há números delimitando os níveis.
De acordo com o presidente da Confederação, Glademir Aroldi, o grande problema é que nos municípios menores o alcance das drogas ainda esbarra na falta de recursos para o enfrentamento.
“Não é possível um CAPS, Centros de Atenção Psicossocial, em todas as cidades. Por isso precisamos de serviços regionalizados, com apoio da União e dos Estados também”, cobrou o líder municipalista.