| 02 Mato Grosso registra crescimento de 5,97% no saldo de empregos com carteira assinada.mp3 |
Foto da manchete: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
Dados do Novo Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.do Ministério do Trabalho e Emprego, indicam que o Estado registrou saldo positivo de 56 mil 358 postos de trabalho entre janeiro e outubro deste ano, o que representa um crescimento de 5,97% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram contabilizados pouco mais de 53 mil novos vínculos formais.
No acumulado de 2025, foram registradas 591 mil 323 contratações e o estoque de empregos formais no Estado superou um milhão de vínculos, reforçando a expansão do mercado de trabalho mato-grossense ao longo do ano.
O setor de Serviços liderou a geração de vagas no período, com saldo de mais de 20 mil empregos, seguido pela Agropecuária, com quase 12 mil, Construção, 11 mil 489, Indústria, sete mil 619, e Comércio com pouco mais de cinco mil vagas.
O desempenho positivo em todos os grupamentos evidencia a diversificação e a força da economia estadual.
Entre os municípios, Cuiabá aparece com o maior saldo de postos de trabalho formais no período, com quase nove mil novas vagas, seguida por Lucas do Rio Verde, três mil 615, Várzea Grande, três mil 117.
Na sequência aparece Sinop, com pouco mais de três mil e Rondonópolis, duas mil 768 vagas de emprego.
Mato Grosso alcançou um novo patamar de destaque no mercado de trabalho em 2025: além de registrar forte crescimento na geração de empregos formais, o Estado também apresentou, no terceiro trimestre, a menor taxa de desemprego do país, com índice de 2,3%, empatado com Santa Catarina.