| Mato Grosso recebe novas vacinas e já aplicou mais de dois milhões e 800 mil doses. SES confirma 18 mortes por covid nesta quarta-feira.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mais 50 mil trezentas e 10 doses da vacina Pfizer contra a Covid-19 foram recebidas por Mato Grosso.
A nova remessa chegou nesta quarta-feira, no Aeroporto Marechal Rondom, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
A CIB, Comissão Intergestores Bipartite, vai definir os públicos que devem receber as doses dessa nova remeça.
Das três milhões oitocentas e 95 mil trezentas e seis doses das vacinas contra Covid-19 recebidas, Mato Grosso já pactuou a distribuição de três milhões seiscentas e 50 mil oitocentas e 25 doses aos 141 municípios do Estado, ou seja, 93,7% do total recebido.
A disponibilização das doses é resultado da soma da primeira e segunda doses ou doses únicas, acrescida das doses destinadas às populações indígenas aldeadas e dos arredondamentos técnicos, necessários para o ajuste volumétrico dos frascos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
As prefeituras aplicaram dois milhões oitocentas e 68 mil trezentas e 17 doses até o balanço divulgado nesta quarta-feira.
Os municípios que mais aplicaram vacinas contra a Covid-19 em Mato Grosso são Água Boa, Colíder, Nortelândia, Conquista D’Oeste, Diamantino, Torixoréu, Primavera do Leste, Planalto da Serra, Cocalinho e Salto do Céu.
Nesta quarta, a SES, Secretaria de Estado de Saúde, informou a notificação de mais 572 casos da Covid-19 e 18 mortes. Com isso, Mato Grosso atinge o total de 525 mil 213 registros do coronavírus, desde o início da pandemia, no ano passado.
São 13 mil 585 óbitos, cinco mil quinhentas e 14 pessoas em isolamento domiciliar, 831 internados e 505 mil 196 recuperados.
A taxa de ocupação em leitos mantidos pelo SUS, Sistema Único de Saúde, está em 38,10% para UTIs e em 18% para enfermarias.