| 02 Mato Grosso recebe nota máxima em avaliação sobre gestão fiscal e transparência.mp3 |
Foto da manchete: Mayke Toscano/Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O Governo de Mato Grosso alcançou a maior nota na avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional em relação à Capacidade de Pagamento, conquistando a nota "A+" no rating contábil. O resultado é um reconhecimento às boas práticas de transparência e à manutenção de contas públicas equilibradas do Estado, garantindo recursos para cumprir obrigações financeiras e realizar investimentos.
O Governo também cumpriu todas as metas do Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal para 2023, que monitora o comprometimento com medidas fiscais responsáveis.
Apesar do crescimento modesto da Receita Corrente Líquida, com variação real de 0,72% em relação ao ano passado, Mato Grosso segue controlando suas finanças de forma responsável. Ter a menor variação real de RCL entre os estados brasileiros reforça a necessidade de uma projeção conservadora para o orçamento do ano que vem.
Esse controle fiscal é refletido nos resultados alcançados no endividamento e nas despesas de custeio, conhecidas como Outras Despesas Correntes, que tiveram uma redução de 4,29% em relação ao ano anterior.
Além disso, Mato Grosso apresenta o melhor índice entre os estados na relação Dívida Consolidada/RCL, o que significa que a dívida está controlada e proporcional à capacidade de arrecadação do Estado.
Mato Grosso também ocupa o terceiro lugar nacional no controle de despesas para a manutenção e funcionamento da máquina pública de maneira sustentável, evidenciando a preocupação com o uso responsável dos recursos.