| Mato Grosso não tem pelo menos 13 remédios essenciais para tratamento de pacientes com covid-19.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Em Mato Grosso estão em falta pelo menos 13 medicamentos essenciais para tratamento de pacientes com covid-19 em UTI’s, Unidades de Terapia Intensiva.
Foi o que revelou um estudo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. O levantamento identificou a falta dos remédios em hospitais de referência de 21 estados além do Distrito Federal.
De acordo com o estudo, dos 22 medicamentos considerados fundamentais para os pacientes com coronavírus, Mato Grosso não tem 13 deles em estoque. Analgésicos e sedativos estão na lista dos remédios que estão faltando.
Em uma audiência pública da Câmara Federal, por meio de videoconferência, o governador Mauro Mendes admitiu a falta de alguns medicamentos e afirmou que os gestores estaduais estão temerosos em fazer a aquisição e responder por atos de improbidade administrativa no futuro.
"Nós temos uma realidade muito dura. Faltam medicamentos, e os preços explodiram. Os gestores estão com medo de comprar e daqui a pouco ter a Polícia Federal batendo à porta, e não ter que responder eternamente por ações de improbidade", afirmou o governador.
De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, é preciso fazer uma compra de grande quantidade de remédios para o sistema não entrar em colapso.
Por outro lado, a Secretaria de Estado e Saúde afirmou no último final de semana, que o abastecimento está normal e com estoque suficiente para as próximas semanas