| Mato Grosso mantém a liderança nacional como o maior produtor de grãos do país.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2020 foi estimada agora em junho em 247 milhões de toneladas.
Com isso, se manteve em patamar recorde com 2,5% acima da safra de 2019, o que representa mais seis milhões de toneladas.
O resultado é também 0,6% maior que a estimativa de maio em mais um milhão e meio de toneladas.
Os dados fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, referente a junho, divulgado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Na comparação com o ano passado, há previsão de quase 120 milhões de toneladas na soja a mais, o que significa elevação de 5,6%.
No arroz, com o crescimento de 5,3%, são mais 10 milhões de toneladas, e de 0,4% para o algodão herbáceo com quase sete milhões de toneladas a mais.
Segundo o IBGE, com uma produção de 97 milhões e meio de toneladas, sendo 26 milhões de toneladas de milho na primeira safra e 70 milhões de toneladas de milho na segunda, espera-se recuo de 3% para o milho.
A região Centro-Oeste responde por quase 116 milhões de toneladas na distribuição da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas.
Na distribuição da produção pelos estados, Mato Grosso lidera como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 28,4%, seguido pelo Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.