| Mato Grosso já aplicou mais de três milhões e 600 doses de vacinas contra a covid.mp3 |
Foto da manchete: Marcos Vergueiro | Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mato Grosso recebeu, até esta quarta-feira, quatro milhões novecentas e 15 mil quinhentas 71 doses das vacinas contra Covid-19, do Ministério da Saúde.
Desse total já foram enviadas para os 141 municípios quatro milhões seiscentas e oitenta e duas mil novecentas e 19 doses, ou seja, 95% dos imunizantes recebidos.
A disponibilização das doses é resultado da soma da primeira e segunda doses ou doses únicas, acrescida das doses destinadas às populações indígenas aldeadas e dos arredondamentos técnicos, necessários para o ajuste volumétrico dos frascos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
É importante destacar que o ranking de aplicação não considera as doses destinadas aos povos indígenas para evitar qualquer disparidade nos dados. Alguns municípios contabilizavam doses aplicadas em aldeias pertencentes a territórios vizinhos e ultrapassavam o limite de 100% da aplicação.
As prefeituras aplicaram três milhões setecentas e 15 mil setecentas e 56 doses, ou 78,52% daquilo que foi encaminhado pelo Estado.
Foram aplicadas dois milhões duzentas e 89 mil oitocentas e 75 como primeira dose ou dose única e um milhão duzentas e 95 mil trezentas e 71 vacinas como segunda dose.
Planalto da Serra lidera a lista dos municípios que mais aplicaram doses de vacinas contra a Covid-19 e é seguida por Cocalinho, Campinápolis, Torixoréu, Nova Brasilândia, Diamantino, Nova Guarita, Itaúba, Nortelândia e Santa Rita do Trivelato.
A Secretaria de Estado de Saúde notificou, até a tarde desta quarta-feira, 541 mil 529 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso.
Os dados apontam que, deste total, 524 mil 963 estão recuperados, dois mil e 57 em isolamento domiciliar e 307 internados em hospitais públicos e privados. A taxa de ocupação está em 29,45% para UTIs e em 8% para enfermarias.
Desde o ano passado, chegada da pandemia em Mato Grosso, 13 mil oitocentas e 69 pessoas morreram por causa do coronavírus. Foram notificadas 390 novas confirmações de casos de coronavírus e 10 mortes por covid, nesta quarta-feira.