Mato grosso gastou 56 milhões de reais do SUS para tratar vítimas de acidentes de trânsito

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação - Sapicuá Rádio News

No Brasil, a cada hora, pelo menos cinco pessoas morrem vítimas de acidente de trânsito.

 

Entre 2009 e 2018, foram mais de um milhão e 600 mil vítimas, o que resultou em um gasto de três bilhões de reais.

 

Em Mato Grosso, os acidentes nas ruas e estradas que cortam o Estado deixaram 44 mil 609 feridos nos últimos dez anos, ao custo de mais de 56 milhões de reais para o Sistema Único de Saúde, o SUS.

 

Os dados constam de um levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina divulgado em Brasília, durante um evento nacional para discutir esse problema que atinge proporções epidêmicas. 

 

O estudo mostra que, em Mato Grosso, houve um crescimento de 40% nas internações por causa de acidentes de trânsito, saltando de três mil e 29 internações em 2009 para mais de cinco mil, em 2018.

 

Ainda em Mato Grosso, os gastos com os acidentados subiram de mais de quatro milhões e 800 mil reais, em 2009, para cinco milhões e 500 mil reais, em 2018,

 

Para o coordenador da Câmara Técnica de Medicina de Tráfego do Conselho Federal de Medicina, José Fernando Vinagre, os números mostram que os acidentes de trânsito constituem um grave problema de saúde pública e que provoca sobrecarga nos serviços de assistência, em especial nos prontos socorros e nas alas de internação dos hospitais.

 

 “É preciso reconhecer o importante aprimoramento da legislação ao longo dos anos e também o aumento na fiscalização, especialmente após a Lei Seca. No entanto, precisamos avançar nas estratégias para tornar o trânsito brasileiro mais seguro”, alertou Vinagre. 

 

 

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.