| Manifestantes saem às ruas de Cuiabá para pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Maíra Matos
Cerca de 300 pessoas percorreram as principais ruas e praças do centro de Cuiabá em uma manifestação pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro, e para protestar contra diversas mortes de pessoas negras que aconteceram no Brasil nas últimas semanas.
O ato foi acompanhado por forte esquema policial, que mobilizou cavalaria e até helicóptero da Ciopaer. Porém, não houve registro de confusão.
O reforço na segurança foi motivado pela presença do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, que visitou Cuiabá no domingo.
Apesar do volume de pessoas, os manifestantes tentaram não se aglomerar e distribuíram álcool em gel, água, luva e máscara aos manifestantes.
Estudantes, trabalhadores e representantes de movimentos sociais seguravam cartazes pedindo o fim do Governo Bolsonaro e das milícias, além de fazerem alusão ao movimento "Vidas negras importam".
As pessoas seguravam faixas pedindo ‘Fora Bolsonaro’, outras ‘Pelo fim do genocídio do povo negro’, e ‘Fora Guedes’.
Os organizadores disseram que o ato foi apenas o primeiro e que novas manifestações devem acontecer nos próximos dias.
Por outro lado, um ato pro-Bolsonaro também estava marcado para a tarde de domingo na capital, em frente ao 44º Batalhão de Infantaria Motorizado. Porém, poucas pessoas apareceram no local e a manifestação a favor do presidente fracassou.