Mais de quatro mil reclamações são registradas no Procon-MT em novembro

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Vinícius Antônio

Em novembro de 2019, o total de reclamações junto ao Procon estadual chegou a quatro mil 669 registros. Foram três mil 171 reclamações, via Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, e mil 498 pela plataforma www.consumidor.gov.br

A área de “Serviços essenciais” se mantém no topo do ranking, com  dois mil 244 registros, 70% do total de registros no Sindec. Energia elétrica segue como o serviço mais reclamado, com mil 656 reclamações registradas através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor e 175 pela plataforma consumidor.gov.br,  um total de mil 749 registros.  

Atrás de energia aparecem: “Água/Esgoto”, com 342 reclamações, e “Telefonia Celular”, com 156. Nos três assuntos que ocupam o topo do ranking, a cobrança indevida/abusiva é o problema mais reclamado pelos consumidores, sendo: “Energia elétrica” com mil 574; “Água/esgoto”, 315; e “Telefonia Celular”, com 108. 

Em segundo lugar no ranking aparece a área de de "Assuntos Financeiros", que fechou outubro com 457 reclamações, sendo: 149 registros para o assunto “Banco Comercial”, 126 para "Financeira" e 74 para “Cartão de Crédito”. 

A terceira posição ficou com a área “Produtos”, com 196 registros. Para o assunto “Telefone, convencional, celular, interfone” foram 28 reclamações; “Internet”, 14; e  “Acessórios para Aparelho Eletrônico” 12. 

A área “Serviços Privados” ficou na quarta posição, com 184 registros. No assunto “Escola“ foram registradas 28 reclamações; “TV Por Assinatura” teve 27; e “Informática”, 21 registros. 

A área “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 52 reclamações. Em seguida aparece a área “Alimentos” com 28 registros. A sétima e última posição do ranking é ocupada pela área "Habitação", com 10 registros. 

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