| Mais de 500 mil eleitores estão com título cancelado ou suspenso em Mato Grosso.mp3 |
Vinícius Antônio
Em Mato Grosso, 503 mil 718 eleitores estão com os títulos cancelados e 25 mil 564 suspensos, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Um balanço da evolução do eleitorado, com dados de dezembro de 2019, aponta ainda que o número de eleitores permaneceu estável nos últimos 12 meses no Estado com 2 milhões e 100 mil eleitores aptos.
Em dezembro de 2018, o número de eleitores cadastrados no Estado era de dois milhões cento e sessenta e seis mil e novecentos e oitenta e um. Já em dezembro de 2019, o quantitativo registrado foi de dois milhões e cento e cinquenta e sete mil e setecentos e dezoito, o que corresponde a uma redução de 0,43%.
O TRE-MT esclarece que o eleitor que está com a inscrição cancelada é porque não atendeu a convocação da Justiça Eleitoral para fazer a revisão de dados com cadastro biométrico e/ou não votou em três eleições consecutivas, as quais não tiveram a ausência devidamente justificada.
Já a suspensão da inscrição ocorre para o eleitor conscrito, que está no período de serviço militar obrigatório e aos que cumprem pena oriunda de condenação criminal ou civil, neste último caso, quando a sentença determinou a suspensão.
O eleitor que teve o título eleitoral cancelado deve regularizar a situação.
Em Cuiabá, os eleitores devem se dirigir à Casa da Democracia e, nos demais municípios, aos Cartórios Eleitorais.
O eleitor com o título eleitoral cancelado não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias.