Titulos canceladosmp3.mp3 |
Em Mato Grosso, mais de 50 mil eleitores não votaram nas três últimas eleições. Eles têm até o dia seis de maio para procurar a Justiça Eleitoral e regularizar a situação, caso contrário, terão o título cancelado. Cada turno é considerado uma eleição.
Os Cartórios eleitorais já disponibilizaram a relação com nomes dos eleitores e números dos títulos que podem ser cancelados.
Para regularizar, é necessário procurar a Justiça Eleitoral com um documento oficial de identificação e se possuir, o título eleitoral e comprovantes de votação e/ou de justificativa.
O eleitor que não votou e nem justificou dentro do prazo previsto em lei, terá que pagar uma multa para cada ausência ao pleito, cujo valor varia a critério do Juiz Eleitoral.
A Justiça Eleitoral vai cancelar, no período de 17 a 20 de maio, as inscrições dos eleitores que não tiverem regularizado a situação até o final do prazo.
A cidade campeã em número de títulos ameaçados de cancelamento é Rondonópolis, com cinco mil 313 eleitores que não compareceram às urnas nos últimos três pleitos. Logo em seguida aparecem Primavera do Leste, com três mil e 62 eleitores, e Tangará da Serra, com dois mil 192.