Mais de 3500 reclamações pela internet foram realizadas no Procon estadual

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Vinícius Antônio

Em maio o Procon-MT registrou três mil 549 atendimentos. Os serviços foram processados pela plataforma online consumidor.gov.br e por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.

Em razão de alterações no funcionamento presencial devido a pandemia, os atendimentos online aumentaram, contabilizando dois mil 292 registros. Já os serviços presenciais, registrados no Sindec, contabilizaram mil duzentas e 57 ações.

No Sindec, a categoria “Serviços Essenciais” apresenta maiores registros de reclamações com 715 casos. O assunto mais reclamado dentro dessa área é “Energia Elétrica”, que apresentou 387 registros, nos quais 332 são por “cobrança indevida/abusiva”, seguido de “Água/Esgoto, que teve 195 reclamações, e “Telefonia Celular”, com 93 registros.

Em segundo lugar está “Assuntos Financeiros” com 230 atendimentos, sendo 65 registros para o assunto “Financeira”, 47 para "Cartão de crédito" e 46 para “Banco Comercial”.

Na terceira posição, a área “Serviços Privados” registrou 165 reclamações, com maiores registros para o assunto “Estabelecimento comercial”, que abrange supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, com 54 reclamações, seguido de “Escola”, com 22 registros e “TV por assinatura”, com 17.

No quarto lugar está a categoria “Produtos”, que apresentou 101 registros, sendo 15 reclamações para “Telefone”, nove para “Combustível automotivo” e oito para “Eletrodoméstico importado”.

Na quinta posição está “Saúde” com 29 reclamações 17 para “Farmácia/Drogaria”, quatro para “Convênio de assistência médica/odontológica” e três para “Plano de saúde não regulamentado”.

Ocupam os dois últimos lugares do ranking as áreas “Alimentos”, que teve 11 registros, e “Habitação”, com seis reclamações.

Na plataforma de registro de reclamações online consumidor.gov.br , o Procon Estadual registrou duas mil duzentas e noventa e duas reclamações, em maio.

A área ''Serviços Financeiros” é destaque, com seiscentas e 94 reclamações. Em segundo lugar estão ''Telecomunicações'', com seiscentas e 19 reclamações e em terceiro “Água, Energia e gás”, com trezentas e trinta e duas.

 

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