| Mais de 2800 reclamações são registradas pelo Procon Estadual em junho.mp3 |
Vinícius Antônio
O Procon Estadual registrou, em junho deste ano, duas mil oitocentas e 51 reclamações.
O dado é uma somatória dos registros do Sindec, Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.
Foram 579 atendimentos presenciais, além de outros dois mil 272 atendimentos online, registrados pela plataforma www.consumidor.gov.br .
A área Serviços Financeiros lidera com setecentas e 88 reclamações, em segundo lugar está Telecomunicações, com seiscentas e 29 reclamações; e em terceiro Água, Energia e Gás, com 197 registros.
A categoria Produtos de Telefonia e Informática ocupa o quarto lugar do ranking, com 165 registros; em quinto lugar, está Demais Produtos, com 145 reclamações; e em sexto lugar Demais Serviços, com 86 registros.
No Sindec foi registrado um total de quinhentas e 79 reclamações.
A área Serviços Essenciais segue na liderança do ranking com 341 registros. Dentro dessa área, o assunto mais reclamado pelos consumidores ainda é Energia Elétrica, que fechou o mês de junho com 189 registros, seguido de Água/Esgoto, com 99 reclamações e Telefonia Celular, com 27.
O segundo lugar do ranking do Sindec é ocupado pela área Assuntos Financeiros, que apresentou em junho 101 reclamações, sendo 21 para o assunto Banco Comercial; 18 para Cartão de Loja e 17 para Cartão de Crédito.
A área Serviços Privados ficou na terceira posição, com 60 registros.
No assunto Escola foram 12 reclamações. Estabelecimento Comercial teve 10 registros e Agências e Operadoras de Viagens teve nove reclamações.