Mais de 24 mil trabalhadores mato-grossenses inscritos no PISPasep ainda não sacaram o Abono Salarial.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
Os trabalhadores mato-grossenses que ainda não sacaram o Abono Salarial ano-base 2017 têm até o dia 28 de junho para procurar uma agência bancária e retirar o dinheiro.
Mais de 15 milhões de reais estão a espera do saque.
De acordo com dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Mato Grosso tem o maior índice de saques do Centro-Oeste, mais de 93% dos beneficiários já resgataram o benefício.
Ou seja, dos mais de 365 mil com direito ao abono nesse ano, 341 mil já compareceram às agências para pegar o dinheiro.
Porém, 24 mil trabalhadores mato-grossenses ainda não sacaram o benefício.
Considerando os valores já pagos aos trabalhadores em Mato Grosso, o abono já injetou na economia local mais 270 milhões de reais.
Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro na Caixa. Para os funcionários públicos, Pasep, a referência é o Banco do Brasil.
Tem direito ao abono salarial calendário 2018/19 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, trabalhou formalmente ao menos 30 dias em 2017 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
O valor a que cada pessoa tem direito é proporcional ao tempo trabalhado no ano-base.
Quem esteve empregado o ano todo recebe o equivalente a um salário mínimo, ou 998 reais, quem trabalhou por apenas 30 dias pode sacar o valor mínimo, que é de 84 reais.