Mais de 200 empresas de três cidades mato-grossenses participaram da mobilização do “Dia Livre de Impostos”.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
As Câmaras de Dirigentes Lojistas, CDL’s de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop aderiram a mobilização nacional do “Dia Livre de Impostos”, um protesto com objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga tributária paga pelo cidadão.
No total, nas três cidades mato-grossenses, 229 empresas de vários segmentos participaram da manifestação, sendo 141 na capital, 53 em Sinop e 35 em Rondonópolis.
O percentual de impostos embutidos nos produtos varia de 15% a 70% no preço de varejo.
Entre os produtos tributados, o maior impacto sobre o preço final é registrado nos itens de perfumaria, com 70% de impostos, enquanto o menor é nos livros, com 15%.
De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas em uma relação de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada impostos.
Isso obriga o “brasileiro a trabalhar 153 dias por ano só para pagar impostos.
Cerca de dois mil estabelecimentos comerciais de mais de 300 cidades, de 16 estados do país participaram do protesto do “Dia Livre de Impostos”.
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostrou que 74% dos consumidores entrevistados não procuram saber o quanto pagam de imposto.