| Mais de 20 governadores articulam um lockdown nacional na segunda quinzena deste mês.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O governador de Mato Grosso Mauro Mendes, do DEM, integra o grupo de 22 governadores que articula anunciar conjuntamente medidas restritivas a fim de conter o avanço da Covid-19 no Brasil.
Os governadores vão assumir também a coordenação nacional do combate ao vírus mortal que assola o todo território nacional.
Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias, que representa o Fórum Nacional dos Governadores, “a decisão é uma resposta a recusa do presidente da República Jair Bolsonaro, de assumir esse papel”.
Segundo Dias, 22 governadores estão de acordo com o pacto e as medidas restritivas nacionais.
O pedido de uma ação nacional chegou a ser feito ao Ministério da Saúde, mas a resposta foi a de que o presidente Jair Bolsonaro “não deixa”.
A primeira medida conjunta dos governadores deve ser a decretação de um lockdown nacional ou endurecer ainda mais as medidas de combate ao Covid-19, a partir do dia 14 de março.
Os 22 governadores estariam de acordo em endurecer as medidas, apenas cinco ainda não manifestaram um posicionamento, que são os Estados de Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Acre e Roraima.
A ideia é a de que entre no pacto algumas iniciativas básicas, que sirvam para todos os estados. A partir disso, cada um pode tomar outras decisões de acordo com a necessidade local.