Mais de 100 crianças indígenas menores de cinco anos morreram em Mato Grosso em 2021

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

Mato Grosso foi o terceiro estado do país que registrou o maior número de mortes de crianças indígenas, de 0 a 5 anos, em 2021.

Os dados são do relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil do Cimi, Conselho Indigenista Missionário, divulgados esta semana.

De acordo com o documento, 42 crianças eram do sexo feminino e 64 do masculino, totalizando 106 mortes no último ano.

Mato Grosso só ficou atrás do Amazonas, que registrou 178 mortes, e de Roraima, que teve ao todo 149 nessa faixa etária.

No Brasil, foram registradas 744 mortes de crianças indígenas de 0 a 5 anos, segundo dados da Sesai, Secretaria Especial de Saúde Indígena.

O estado ficou ainda em primeiro lugar no Brasil com o maior número de mortes de crianças, de 0 a 5 anos, sem assistência.

Ao todo, foram 22 em Mato Grosso, sendo cinco meninas e 17 meninos.

Em seguida vem o Amazonas, com oito mortes, e em terceiro lugar aparece o Pará com sete.  

Para o coordenador do Cimi, Gilberto Vieira dos Santos, os dados refletem a falta de ações do Governo Federal em relação às comunidades indígenas no estado.

Na avaliação dele, o Governo Federal não agiu de maneira adequada no atendimento às comunidades indígenas, no que diz respeito à atenção à saúde. Segundo ele, em muitos lugares as pessoas tiveram dificuldade de acesso até mesmo à alimentação.

O coordenador atribuiu ainda o alto número de mortes de crianças às pressões que têm acontecido nos territórios indígenas no Estado, ou em seu entorno.

Ele responsabilizou a pesca predatória em muitos territórios, como um dos motivos do agravamento da saúde dos povos indígenas.

“O garimpo, o desmatamento, o avanço do uso de agrotóxicos, isso tudo causa impacto na vida das comunidades. E, com certeza, na questão alimentar e na saúde”, explicou Gilberto Vieira dos Santos.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.