| 03 Lula e Fávaro lançam Plano Safra de 364 bilhões para apoiar a produção agropecuária.mp3 |
Foto da manchete: Joédson Alves/Agência Brasil
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, o mato-grossense Carlos Fávaro, lançaram nesta terça-feira, em Brasília, o plano de financiamento da agricultura e da pecuária empresarial no país, conhecido como Plano Safra 2023.
Os recursos da ordem de 364 bilhões de reais vão apoiar a produção agropecuária nacional de médios e grandes produtores rurais até junho de 2024.
Os recursos são destinados para o crédito rural a produtores enquadrados no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural e demais.
O valor significa um aumento de cerca de 27% em relação ao financiamento do ano passado.
O Plano Safra 2023/2024 incentiva o fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis.
Serão premiados os produtores rurais que já estão com o CAR, Cadastro Ambiental Rural, analisado e também aqueles produtores rurais que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis.
A redução será de 0,5 ponto percentual na taxa de juros de custeio para os produtores rurais que têm o CAR.
Também terão direito à redução de 0,5 ponto percentual na taxa de juros de custeio os produtores que adotarem práticas de produção agropecuária consideradas mais sustentáveis, como: produção orgânica ou agroecológica, bioinsumos, tratamento de dejetos na suinocultura, energia renovável na avicultura, rebanho bovino rastreado e certificação de sustentabilidade.
E ainda nesta quarta-feira, o presidente Lula e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, anunciam, em Brasília, o Plano Safra da Agricultura Familiar.