Lúdio diz que o sistema de saúde de Mato Grosso já está em colapso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

 

O médico sanitarista e deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, afirmou, esta semana, que Mato Grosso vive uma situação de colapso do sistema de saúde diante da pandemia da Covid-19 ao apresentar taxa de ocupação de mais 90% dos leitos de UTI.  

 

Lúdio disse ainda que acompanha a curva epidêmica do Estado desde o primeiro caso e que o cenário vivido hoje já havia sido anunciado há seis semanas.

 

Segundo o parlamentar, a população está “numa espécie de antessala do caos”.

 

"A taxa de ocupação de mais de 90% já significa, na prática, colapso do sistema de saúde. Só não é 100% por conta da rotatividade resultante das mortes nas UTIs”, afirmou o petista.

 

Na avaliação do parlamentar, o mês de março será difícil em todo Mato Grosso. Segundo ele, o setor privado não tem mais leito disponível para atender paciente Covid e, no setor público, já tem pessoas na fila aguardando por vagas em UTIs em Cuiabá.

  

O deputado ainda fez duras críticas à falta de sintonia entre os governos do Estado e municipais quanto às medidas restritivas que devem ser tomadas para conter o avanço da pandemia.

 

O deputado ainda destacou que Mato Grosso, atualmente, é 4º estado do Brasil em taxa de mortalidade pela Covid-19, perdendo apenas para o Amazonas, Rio de Janeiro e Roraima.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.