| 07 Lúdio cobra reajuste de 7,65% para os servidores do Estado. Governo garante só RGA.mp3 |
Foto da manchete: Francisco Alves
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
O deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, encaminhou um ofício ao governador Mauro Mendes, solicitando urgência na concessão da RGA, Revisão Geral Anual, e a recomposição salarial dos servidores públicos do Estado de Mato Grosso.
No ofício, Lúdio destaca a necessidade de corrigir as perdas inflacionárias acumuladas entre 2018 e 2021, que impactaram diretamente no salário dos servidores.
O deputado argumentou que os servidores públicos de Mato Grosso têm tido perdas salariais nos últimos anos e é preciso corrigir essa injustiça com quem faz o Estado funcionar, em todas as áreas.
O parlamentar lembrou que Mato Grosso tem crescido ano após ano, com aumento de arrecadação de maneira sucessiva, e isso precisa se refletir na remuneração dos servidores.
Além disso, o deputado argumenta que a recomposição das perdas é essencial para garantir a dignidade e a valorização dos servidores, que incluem civis, militares, ativos, inativos e pensionistas.
O parlamentar propõe um percentual de 7,65% para a revisão salarial: 4,83% referente ao IPCA do ano passado, acrescido de 2,82% para compensar as perdas inflacionárias não pagas nos últimos anos.
Por outro lado, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Dilmar Dal Bosco, articula para aprovar a RGA dos servidores de acordo com a mensagem enviada pelo governador Mauro Mendes.
O projeto do executivo prevê um reajuste para a RGA de 4,38%.
Dal Bosco afirmou que vai pedir aos demais deputados, para votarem a favor do projeto de reajuste do Governo do Estado.
A votação do reajuste da RGA está prevista para o próximo dia 21 de janeiro, durante uma sessão extraordinária.