Lúdio Cabral acusa Governo de Mato Grosso de maquiar números da covid-19

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antônio - Voz: Vinícius Antônio

O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral, do PT, encontrou erros nos números divulgados pelo governo sobre a covid-19 em Mato Grosso.

 

Ao analisar os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelo estado, Lúdio constatou que a média móvel de casos oficiais confirmados de covid é o dobro da que foi apresentada pelo governo.

“O boletim epidemiológico do dia 30 de julho traz uma média móvel de 7 dias com 650 casos novos de covid por dia. Mas na realidade, essa média móvel é de 1.360 casos novos por dia.

 

“Isso porque estamos considerando somente o número de casos oficialmente confirmados pelo estado. Todo o trabalho que tenho feito, desde o início da pandemia, é com base nos números oficiais. E os números oficiais estão cada vez mais precários para analisar”, afirmou Lúdio.

O deputado vai questionar o estado oficialmente sobre esses números, com um requerimento na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira.

 

Lúdio citou ainda diferença entre os casos de covid contabilizados pelos municípios e pelo estado, além de divergências na fila de testes RT-PCR, pois o estado divulgou que há dois mil 783 testes em análise, enquanto os municípios informaram ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde estarem aguardando resultado de 11 mil 831 testes.

Para Lúdio, todas essas diferenças entre os números apresentados pelo estado e pelos municípios, bem como os erros e as mudanças na alimentação do banco de dados podem sinalizar uma tentativa do governo estadual de maquiar os dados da pandemia em Mato Grosso.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.