| Levantamento da UFMT aponta que pico da pandemia do coronavirus já passou em Cuiabá.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A Prefeitura de Cuiabá divulgou, nesta terça-feira, um estudo que mostra que o pico da pandemia do coronavirus já passou na capital.
De acordo com os cálculos realizados pela equipe da Universidade Federal de Mato Grosso, o pico foi atingido em 16 de julho e, a partir de agora a tendência é que a proporção seja inferior às das semanas anteriores.
O levantamento é feito por meio de uma parceria entre a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o Instituto de Saúde Coletiva, o Departamento de Geografia, e o Departamento de Matemática, todos da UFMT.
Segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica, Flavia Guimarães, as projeções indicam que Cuiabá já passou do pico da pandemia.
“Por meio de modelos matemáticos é feito o cálculo do Rt, índice que estima a reprodução do vírus na população, usando dados referentes aos casos confirmados semanalmente. Para que possamos dizer que a epidemia está diminuindo de tamanho, o Rt tem se se manter menor do que 1 por várias semanas, e é o que temos visto acontecer”, explica a gerente.
Flavia ressalta que, apesar da tendência de queda na curva epidemiológica, a diminuição dos casos se dá de forma lenta.
O prefeito Emanuel Pinheiro ficou satisfeito ao receber esses dados da equipe epidemiológica, mas disse que ainda não é o momento para comemorações.
“Dá um certo alívio saber que já passamos pelo pico, é uma sensação de que o pior já passou, mas não é bem assim. Mas não podemos relaxar as medidas e os cuidados que todos já sabem de cor”, concluiu Pinheiro.