Levantamento aponta que 27% dos jovens e adolescentes brasileiros não estudam nem trabalham

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Quase um a cada três jovens no Brasil, ou seja, 27%, com idades entre 14 e 29 anos, não têm oportunidade de estudo nem de trabalho.

É o que mostra um levantamento “Futuro do mundo do trabalho para juventudes brasileiras”, que será lançado nesta quinta-feira.

A mesma pesquisa mostra que 39% destes meninos e meninas somente trabalham, enquanto outros 15% somente estudam, mais 14% estudam e têm empregos.

Por fim, 5% estudam, mas estão desempregados.

Especialistas apontam que esses dados são especialmente alarmantes quando se olha o outro lado da mesa, ou seja, o que pensam as empresas contratantes.

Um levantamento com 34 organizações mostra que é preciso ajustar a sintonia entre os cursos de formação e as vagas efetivamente disponíveis.

As entidades participantes do questionário, trabalham diretamente ou indiretamente na inclusão produtiva de jovens brasileiros.

Do total, 67,6% afirmam que faltam cursos de qualificação profissional e formação técnica adequados para os diferentes perfis de jovens que vivem no Brasil.

Mais da metade das empresas, ou 58,8%, dizem que as classes profissionalizantes não estão atualizadas ou em sintonia com o que espera o mercado.

Um grupo mais volumoso ainda vai além e diz que 82,3% não conseguem contratar jovens com as qualificações que necessitam para as posições de emprego disponíveis.

O pior é que o grupo de jovens sem trabalho e sem estudo deve crescer nos próximos anos.

De acordo com o responsável pelo levantamento, Eduardo Fernandes, as empresas terão que fazer uma força reversa apostar e capacitar os mais jovens, para mudar esse cenário.

A pesquisa aponta ainda que os mais jovens estão em postos de trabalhos precarizados, o que é um grande problema.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.